Blog

[datepost]
[monthpost] de [yearpost]

Como Fazer seu Restaurante dar Certo

Toda pessoa que decide abrir um restaurante quer vê-lo movimentado, cheio de clientes satisfeitos que geram um bom faturamento mensal, certo? Mas como conseguir isso? Confira o passo a passo que a Inffel desenvolveu para você.

Confira os três itens que a Inffel separou como fundamentais para fazer seus clientes terem uma experiência inesquecível no seu restaurante!

Onde Fazer

O primeiro passo para fazer qualquer restaurante funcionar é decidir onde será localizado. Essa decisão é crucial porque abarca questões relativas tanto ao capital que o proprietário pode investir, quanto ao tipo de público que deseja atender.

Se não há dinheiro para comprar um estabelecimento grandioso, em um bairro de luxo da cidade, não faz sentido sonhar em abrir uma casa de alta gastronomia que atende apenas reservas.

Além da questão monetária, é preciso atentar para o movimento da região escolhida: o que há por ali que pode ser revertido em fluxo de clientes (escolas, universidades, cinemas, lojas)? O que poderia atrapalhar? Como é a concorrência e o que ela oferece? Que tipo de pessoas frequentam a região? Essas perguntas ajudam a definir a cara do seu restaurante, bem como seu cardápio e até mesmo o horário de funcionamento.

O que vender

Uma vez decidido o local e analisados o perfil e a clientela da região, é hora de definir o que vender. Nesse momento vale a pena questionar se um serviço de delivery seria interessante – ou até mesmo exclusivo. No caso de uma pizzaria, por exemplo, boa parte do movimento pode não vir de clientes que passam pelo restaurante e decidem jantar, mas de pessoas que, sabendo que existe uma pizzaria nas redondezas, pedem uma pizza em casa. 

Agora, sim, podemos partir para as outras questões: qual o número de itens do cardápio, o grau de sofisticação dos pratos, os preços…

Fornecedores

Depois de decidir o que você quer oferecer a seus clientes, é preciso definir como você vai conseguir os materiais e alimentos de que precisa. Ou seja, escolher quais serão seus fornecedores. 

É essa a hora de comprovar se suas ideias originais para o cardápio ainda são válidas. Ser o único restaurante do bairro a oferecer caviar para degustação é até interessante, mas se nenhuma empresa fornece ovas de peixe ou, se o faz, cobra um valor muito alto, talvez seja melhor rever seus planos.

Procure conversar com outros comerciantes e com os possíveis fornecedores. Busque referências e custos adequados ao movimento que você espera para o seu negócio, bem como ao preço dos pratos.

Equipe

Invista na sua equipe. Faça um bom treinamento, coloque cada colaborador nas funções certas. Contrate funcionários dedicados, atenciosos, que realmente se importam com o seu negócio. Procure ter membros mais experientes na equipe, para treinar e apoiar os mais novos. Não tenha medo de cobrar seus funcionários, nem de afastar aqueles que não estejam se dedicando o suficiente. Afinal, um serviço ruim pode destruir qualquer restaurante.

Organize seu negócio

Fornecedores, funcionários, compras, vendas…é bastante coisa para controlar, além da decoração e manutenção do estabelecimento. Um sistema de gestão ajuda muito nessas horas, pois é um ótimo gerenciador de dados.

 Procure uma empresa experiente e confiável para oferecer esse serviço. Prefira alguma que, além de instalar o sistema e treinar sua equipe para usá-lo, esteja disponível para assistências e dúvidas.

Quer saber de mais estratégias para impulsionar o seu restaurante? Fale com a Inffel.

Ficou com alguma dúvida nas nossas dicas? Gostou de algo e quer falar com a gente? Então, deixe suas perguntas nos comentários!

1 Comment

  1. Patricia

    Ótimas dicas! Principalmente nesse momento que estamos vivendo, precisamos mais que nunca de ideias para trabalhar em casa ou até mesmo alavancar nossas vendas online!

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTATO

 

Rua 15 de Novembro

Número 90, Global Offices Niterói - RJ

Email: [email protected]

Phone: +55 (21) 2618 0115

INFFEL SISTEMAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - PRODUZIDO POR INFFEL SISTEMAS