Blog

[datepost]
[monthpost] de [yearpost]

Entenda como é simples o controle de estoque.

Essencial para o bom desempenho de um estabelecimento, o controle de estoque nem sempre é entendido pelos proprietários e funcionários. Prestadora de serviços de sistema de gestão, a Inffel preparou um rápido informativo sobre o funcionamento do controle de estoque, baseado em nossa própria expertise.

Basicamente, o controle de estoque é o controle da entrada e saída de mercadorias de um restaurante. O sistema de gestão fará esse trabalho automaticamente, desde que o proprietário faça o cadastro de todos os itens disponíveis no menu.

Esse cadastro se chama inventário. Primeiro, ele é feito manualmente, quando o proprietário (ou o funcionário responsável) faz o levantamento de tudo que há no estoque. Logo depois, esses números são inseridos no sistema. Assim, o valor informado irá substituir o valor da quantidade atual do produto selecionado. Ou seja, o sistema informa a diferença quantitativa e monetária do estoque, gravando essas informações.

Tal diferença vai se dar conforme são realizadas as operações de compra e venda dos artigos disponíveis em estoque.

Na compra, são adicionadas mercadorias ao sistema de gestão, em sua quantidade atual. Nesse processo, o sistema também alimenta boletos para o setor Financeiro e atualiza os custos dos produtos.

Na venda, são computadas as saídas de mercadoria atrás das vendas da casa. Quando uma mercadoria é vendida, ela (ou seus ingredientes) é ‘baixada’ do estoque, ou seja, se antes havia 35 garrafas de vinho, após uma venda restam 34.

Para restaurantes maiores ou a la carte, é interessante fazer a ficha técnica dos pratos. Isto é, em um prato de lasanha vão X gramas de queijo, Y de molho de tomate, determinada quantidade de alho, cebola, salsinha, enfim, as medidas de tudo que a receita leva. Assim, toda vez que determinado prato for vendido, o sistema vai retirar a quantidade de cada produto que o compõe dos registros.

No caso de restaurantes menores, é mais interessante trabalhar por equivalência. Se há 30kg de carne no estoque, então será possível vender X pratos com bife. Se forem vendidos mais ou menos pratos com a mesma quantidade de carne, possivelmente os pratos estão saindo com porções menores ou maiores da carne.

Quer contratar ou aperfeiçoar o sistema de gestão do seu restaurante?
Gostou de algo e quer falar com a gente? 
Então, deixe suas perguntas nos comentários!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

CONTATO

 

Rua 15 de Novembro

Número 90, Global Offices Niterói - RJ

Email: [email protected]

Phone: +55 (21) 2618 0115

INFFEL SISTEMAS - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - PRODUZIDO POR INFFEL SISTEMAS